Siga a Solutus

Como entender o posicionamento da sua empresa no mercado?

Pode-se dizer que a Inteligência de Mercado seria o mapeamento, segmentação e estudo do mercado no qual a empresa em questão está inserida. A partir desta, conseguimos desenvolver estratégias para um melhor posicionamento frente os concorrentes.

Etapas da análise

Primeiramente, deverá ser feita uma análise do ambiente de marketing como um todo, a maneira como a companhia trata tal questão, se os clientes possuem acesso às campanhas de marketing realizadas, como os concorrentes estão atuando frente o tema, bem como os colaboradores externos, formalizando assim, o contexto no qual precisamos nos aperfeiçoar.

Dessa forma, após tal análise, deverá ser tomada uma decisão frente a segmentação e seleção do público-alvo, bem como o posicionamento desejado da oferta deste no mercado.

Plano de ação

Sendo assim, será elaborado o plano de ação, chamado também “Mix de Marketing”, através do qual validaremos se todas as áreas estão sendo abrangidas corretamente e estrategicamente. Deverá ser averiguado se o produto ofertado está sendo feito de modo correto e da melhor forma frente o consumidor.

Cabe também verificar, se o mesmo está ofertado na praça de maneira correta e através dos canais que possam potencializar a divulgação e venda deste.

Dessa maneira, cabe também ressaltar, não menos importante, a correta precificação e verificação da margem aplicada, se atentando ao ponto no qual o empresário deve sim, lucrar com o processo, mas precisa se manter dentro dos valores apresentados pela concorrência.

Aplicação prática

Por fim, após toda a verificação e aplicação das novas estratégias elaboradas, colheremos os frutos dos resultados positivos, sendo eles subdivididos em dois seguimentos. O primeiro relacionado ao consumidor, frente o qual iremos verificar as taxas de aquisição, retenção e compra. Já em um segundo momento, serão analisadas as vendas, a taxa de lucro e a reputação da marca e a posição desta no mercado. Em vista disto, fica-se evidente a necessidade de uma correta aplicação da “Inteligência de Mercado” para otimizar os resultados almejados pela companhia.

Quer saber mais sobre este tema? Fale com um de nossos consultores! A Solutus Gestão é especialista em planejamento estratégico e gestão da rotina, dedicada a atender pequenas, médias e grandes empresas.

Compartilhe nas redes sociais