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Como melhorar o faturamento de uma empresa?

Todo empreendedor, quando abre seu próprio negócio, precisa pensar em alcançar o sucesso. Para isso acontecer, invariavelmente, é necessário que o faturamento da sua empresa vá aumentando com o tempo.

Gerar lucro é fundamental! Mas, para isso, é preciso agir com critérios. Quando você trabalha com eles, os riscos são menores e as chances só aumentam.

Por isso, veja, abaixo, dicas essenciais para quem quer melhorar o faturamento empresarial. Confira!

 

Tenha um bom planejamento financeiro

Tudo começa sempre com um bom planejamento. Sem ele, dificilmente as ações podem dar certo, a não ser com uma boa dose de sorte. Se você não quer correr o risco, então, o ideal é começar a pensar nas ações antes de executá-las, ou seja, planejar.

Ter um bom planejamento financeiro é essencial para aumentar a taxa de lucro. Isso porque é o levantamento de dados que possibilita a implementação de duas táticas fundamentais: o corte de gastos desnecessários e o controle de cada etapa que envolve dinheiro dentro da companhia.

O planejamento financeiro, para ser feito corretamente, deve abranger absolutamente todas as operações monetárias do empreendimento, tanto de receita quanto de gasto. Nessa lista, é necessário colocar desde aqueles custos essenciais — que abrangem o aluguel, os salários e a conta de energia elétrica, por exemplo — até os mais supérfluos.

Apenas assim você terá uma noção mais exata de quanto a empresa gasta, em comparação com os recursos que ganha, e poderá partir para a próxima fase: corte de gastos dispensáveis. Dessa forma, seu lucro se expandirá consideravelmente e o aproveitamento do seu capital ficará otimizado.

O levantamento deve ser feito em todas as áreas da empresa. Assim, o planejamento financeiro também proporciona um controle de todas as etapas de seu negócio — conhecimento que é fundamental para otimizar seus processos.

Realize uma pesquisa de mercado

Não cometa o erro de querer colocar um produto ou serviço em circulação sem antes saber exatamente qual é o real potencial que ele apresenta. Nesse sentido, trabalhar com pesquisas é muito importante, pois isso permite a você tomar decisões com maior segurança.

Pense na quantidade de ações que fazem parte do universo da sua empresa. Sem um embasamento que dê a você um norte em relação às inúmeras dúvidas que surgirem, dificilmente suas medidas serão tão eficientes quanto seriam se tivesse as informações certas a respeito do mercado em que atua.

Uma pesquisa de mercado permite conhecer mais sobre os clientes, o que dá à sua empresa condições para agradar esse público. Trabalhando com pesquisas quantitativas, por exemplo, é possível identificar o seu público-alvo, e com pesquisas qualitativas você sabe como vender para essas pessoas.

Informações precisas permitem errar menos, o que representa economia. Além disso, fazendo pesquisas é possível enxergar oportunidades assim que elas se apresentam, o que ajuda a criar um perfil inovador na sua empresa.

Diferencie-se do seu concorrente

É na lógica da pesquisa de mercado que você terá como diferenciar aquilo que oferece daquilo que o seu concorrente oferece. Pense da seguinte forma: se você atua em um segmento em que os produtos são parecidos, os preços são iguais e a comunicação também, então, de que maneira a sua empresa vai conseguir chamar atenção no mercado? É preciso se diferenciar, encontrar um jeito de fazer da sua solução algo único para que, em função disso, o consumidor queira o seu produto ou serviço.

Comece identificando seus concorrentes e reconhecendo seus pontos fortes e fracos. Faça também uma autoanálise e encontre as vantagens e os benefícios que somente a sua empresa oferece ou tem condições de ofertar aos clientes, procurando criar meios para que os consumidores realmente percebam esses pontos. Avalie junto ao público-alvo como está a qualidade do que a sua companhia apresenta e procure detectar possibilidades para diferenciar a sua solução.

Faça uma adequada segmentação de clientes

A segmentação de clientes também é uma boa dica para aumentar o seu faturamento. Através dela é possível elaborar campanhas específicas para nichos de mercado e vender produtos e serviços que despertem verdadeiro interesse em quem importa. Dessa forma, você também pode produzir ou vender novos itens voltados especificamente para cada grupo.

Trabalhar de maneira segmentada pode ser a solução que a sua empresa procura para gerar vantagem competitiva, diminuir os riscos e obter maior lucratividade em suas ações de marketing, além de conseguir uma nova e adequada identificação no mercado.

Segmentar é localizar os clientes certos para ter como dar a eles uma proposta com valor, e existem diferentes formas de se fazer isso. Você pode segmentar de acordo com dados demográficos, por exemplo, filtrando em função de local, sexo e idade e, assim, ter como direcionar sua comunicação de acordo com informações básicas, mas essenciais para que as mensagens sejam corretamente direcionadas.

Essa é a ferramenta mais segura para que você não tenha que fazer suposições cada vez que precisar planejar uma ação para o seu público.

Aposte na fidelização de clientes

A fidelização de clientes é um passo importantíssimo a ser dado quando alguém pretende se estabelecer e crescer no mercado. Tão importante quanto conquistar novos consumidores é ter aquela clientela fiel, que sempre voltará ao seu negócio.

A principal dica para conseguir isso é investir no atendimento ao cliente. Contar com profissionais capacitados e que, de fato, se preocupem com os consumidores é a porta de entrada para que eles voltem a escolher seus serviços. Como conseguir isso? Não há outro caminho que não seja o treinamento.

Portanto, treine muito a sua equipe, de preferência procurando fazer disso um diferencial para o seu negócio. Basta pensar em sistemas de franquias que têm feito sucesso nos últimos anos, como a Starbucks e o McDonald’s: são empresas que investem significativamente em treinamento para que seus funcionários desenvolvam hábitos capazes de dar recursos para os mais diferentes tipos de situações.

Outra dica para quem deseja fidelizar clientes é mostrar o quanto a empresa valoriza o consumidor: realize ofertas especiais para aqueles que estão voltando ao negócio ou crie sistemas de pontuação e premiação para compras recorrentes.

A fidelização de clientes, além de criar um fluxo contínuo de entrada de recursos para a sua empresa, também abre caminho para a realização do chamado marketing boca a boca — que costuma gerar bons lucros.

Faça uso de upsell

Não sabe o que é upsell? É uma técnica bem simples, mas muito eficiente para aumentar o faturamento empresarial. Funciona assim: logo que um cliente efetua uma compra, você já oferece uma nova solução, bastante atrativa para ele.

Isso tem uma lógica: sempre que um consumidor vai em busca de um produto ou serviço, ele pondera uma série de questões, entre elas, a confiança na empresa que oferece aquela solução. Uma vez que ele decide fechar o negócio é porque confia naqueles profissionais, o que faz com que tenha menor resistência para fazer novas compras.

Mas não pense que isso significa oferecer qualquer produto. Lembre-se de que o conceito envolve confiança, ou seja, cabe ao vendedor usar seu conhecimento a respeito do cliente e das soluções que a empresa oferece para criar meios de fazer uma venda realmente vantajosa e relevante para ele.

Companhias bem-sucedidas costumam treinar seus atendentes para oferecerem adicionais aos clientes sem que isso represente um impacto grande na compra. É o exemplo das redes de fast-food, em que por apenas R$ 1 ou R$ 2 você ganha uma opção a mais, como uma batata frita ou refrigerante maior. Essa estratégia, em larga escala, faz com que essas empresas tenham um lucro consideravelmente maior.

Esse tipo de recurso permite um aumento no faturamento da sua empresa com ofertas simples e de qualidade.

Tenha presença qualificada no ambiente online
A cada dia, a internet vem ganhando mais espaço em nossas vidas. Empresas que não atuam de forma eficaz no mundo digital apresentam uma dificuldade muito maior para se estabelecer no mercado. Por isso, ações como a criação de um site oficial bem programado e de páginas corporativas nas principais redes sociais são grandes facilitadores para quem quer aumentar os lucros.

É importante enxergar a esfera online como um novo ambiente, capaz de trazer novos clientes para seu negócio e de estreitar a relação deles com a empresa. Nesse sentido, manter uma equipe que atue especificamente nas ferramentas de internet pode ser bastante oportuno.

A melhor forma de propagar informações, hoje, é virtualmente. A internet tem a capacidade de tornar conteúdos virais. Por isso, divulgar campanhas, informes e promoções especiais de maneira online é uma das melhores táticas para atrair clientes.

Em função disso, investir no marketing digital, mais do que uma possibilidade, é algo que já pode ser tido como uma necessidade por parte das empresas. Nesse sentido, quanto mais qualificada for a sua presença em ambiente online, maior tende a ser a sua chance de ter uma boa visibilidade e, consequentemente, alcançar o seu público da maneira ideal.

Faça o cadastro de consumidores

Trabalhar com organização pode dar as ferramentas certas para agir quando for necessário. É por esse motivo que você precisa ter o cadastro de seus consumidores atualizado, pois a partir dessas informações é possível criar estratégias fundamentais para o futuro do seu negócio.

Fazer o cadastro dos e-mails dos seus clientes também é uma ótima forma de aumentar seus lucros, já que essa solução traz indicadores relevantes para a sua divulgação. Ao coletar os dados de quem compra com você e de consumidores em potencial, é possível enviar e-mails posteriormente a essas pessoas, com ofertas exclusivas para cada perfil.

Tenha em mente que nem sempre os clientes vão se lembrar da sua empresa, e é função do negócio se manter vivo na cabeça do consumidor. Nesse cenário, os e-mails são grandes aliados. Assim, trabalhando de maneira organizada, você pode automatizar o envio de mensagens de acordo com o perfil do seu público.

Quer encantar alguém com alguma ideia? Mantenha o contato com aquela pessoa e comunique-se com ela no momento certo. Mande novidades, ofereça soluções, crie estratégias para otimizar a relação dela com a sua empresa.

Crie ações de mercado nas datas comemorativas

As datas comemorativas são uma oportunidade e tanto para aumentar o lucro da empresa. Ocasiões como o Natal ou o Dia das Crianças sempre fazem com que o faturamento de determinados mercados aumentem.

O segredo está em identificar qual é o seu ponto forte e quais produtos são os mais comprados nessas datas. Portanto, crie campanhas específicas voltadas para cada uma dessas épocas.

Tenha uma estratégia para lidar com datas importantes. Note que grandes companhias sempre mandam e-mails não somente a fim de desejar boas festas em fins de ano, mas também para apresentar ofertas interessantes. É um raciocínio que tem menos a ver com o espírito natalino do que com o planejamento realizado meses antes. É preciso se preparar para apresentar ofertas especiais que realmente sejam capazes de trazer diferenciais para a sua empresa no mercado.

Como fazer isso? Elabore um calendário e reserve espaço nele para soluções específicas. Assim, você pode preparar o caixa da sua empresa e agradar seus clientes.

Acerte na precificação

Precificar seus produtos também é uma etapa essencial, que vai influenciar diretamente no faturamento de sua empresa. Os preços de seus serviços devem ser extremamente bem pensados, caso contrário podem trazer enormes prejuízos. Por isso, muitos empreendedores consideram que a estipulação dos preços dos itens é uma arte. Mas não se engane: há muito de ciência nesse processo.

Um preço muito inferior ao do restante da concorrência pode atrair novos clientes, sem necessariamente gerar lucro para a empresa. Da mesma forma, estipular um valor muito superior à média pode afastar os consumidores de seu empreendimento.

Portanto, precificar seus produtos deve ser algo muito bem estudado e planejado. Para fazer isso de maneira eficiente, é preciso analisar os preços das outras empresas da área em que atua, bem como o perfil socioeconômico de sua clientela.

O preço deve dar uma margem de lucro à empresa, mas também tem que ser acessível para seus consumidores — caso contrário, a companhia dificilmente conseguirá ter compradores. As ofertas e as queimas de estoque realizadas devem ser planejadas da mesma forma, sem que o preço, mesmo mais baixo, deixe de gerar lucro para o empreendimento.

O aumento no faturamento de uma empresa é, para muitos empreendedores, a definição de sucesso. Mas, obviamente, esse aumento não é alcançado de uma hora para a outra. E, para que isso aconteça, é necessário um bom planejamento.

Esperamos que essas dicas ajudem a aumentar o faturamento do seu negócio. Quer saber mais? Assine a nossa newsletter e receba novos conteúdos diretamente em seu e-mail!

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